Prémio Res Publica

Home / Atividades / Prémio Res Publica

A Fundação Res Publica leva a cabo a 3º edição do Prémio Res Publica, uma iniciativa, enquadrada no eixo de reflexão e promoção do debate democrático, e cujo tema este ano é “Impacto do crescimento da extrema-direita na sociedade contemporânea”.
Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso podem versar sobre um dos seguintes quatro subtemas:
a. O crescimento dos movimentos de extrema-direita – impacto nos sistemas partidários e estratégias da resposta democrática.
b. As bases ideológicas da nova direita e o processo de globalização.
c. Base social e estratégias políticas da extrema-direita – similitudes e diferenças no tempo e no espaço.
d. Papel da estratégia mediática e das redes sociais no crescimento da extrema-direita.
Na sua edição de 2021, o “Prémio Res Publica” tem um valor pecuniário de €2.500, €1.500 e €1.000, a atribuir ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente.
Para a atual edição, o júri do Prémio Res Publica é composto por: Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), Pedro Bacelar de Vasconcelos, Constança Urbano de Sousa, Filipe Nunes e Rui Pena Pires.
São admitidos a concurso ensaios inéditos, de autoria individual ou coletiva.
Os ensaios devem possuir uma dimensão entre 5000 e 7000 palavras, podendo ser apresentados nas línguas portuguesa ou inglesa.
Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h do dia 15 de novembro de 2021, por e‐ mail dirigido ao Presidente da Fundação Res Publica – “Prémio Res Publica”, para o seguinte endereço eletrónico: geral@fundacaorespublica.pt

Consulte aqui o Regulamento Prémio Res Publica 2021