Prémio Res Publica

Home / Atividades / Prémio Res Publica

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Res Publica 2020 da Fundação Res Publica. Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h do dia 15 de novembro de 2020.

Depois de uma 1ª edição de sucesso em 2019, sob o tema “Futuro do Projeto Europeu”, a Fundação Res Pública leva de novo a cabo este prémio, enquadrado no eixo de reflexão e promoção do debate democrático, e cujo tema é “O desafio demográfico”.

Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso podem versar sobre um dos seguintes quatro subtemas:

a) O problema demográfico: impactos e desafios;
b) O papel das políticas públicas de promoção da natalidade;
c) Políticas de igualdade de género, organização do trabalho e conciliação entre vida privada e profissional no contexto do desafio demográfico;
d) A importância das migrações internacionais no contexto do desafio demográfico.

Na sua edição de 2020, o “Prémio Res Publica” tem um valor pecuniário de € 2.500, €1.500 e € 1.000, a atribuir ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente.

Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h do dia 15 de Novembro de 2020, por e-mail dirigido ao Presidente da Fundação Res Publica, Pedro Silva Pereira – “Prémio Res Publica”, para o seguinte endereço eletrónico: geral@fundacaorespublica.pt

Para a atual edição, o júri do Prémio Res Publica é composto por: Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), José António Vieira da Silva (Diretor Executivo), Wanda Guimarães, Elza Pais e Rui Pena Pires.

Consulte aqui o Regulamento Prémio Res Publica 2020