A Fundação Res Publica lança um ciclo mensal sobre Desigualdades, com debates a decorrer entre março e maio, com conferências sobre a pobreza em Portugal, as Desigualdades persistentes associadas ao género e o território enquanto fator de Desigualdade.
De acordo com o Global Wealth Report de 2020, os 1% mais ricos de Portugal concentram 20% da riqueza. Já os 50% mais pobres apenas têm 6,5% da mesma. Nas palavras do coordenador do ciclo, José Vieira da Silva “entender como podemos criar uma sociedade mais igual, que reduza sustentadamente os níveis de pobreza e desigualdade, é uma das prioridades maiores no Portugal europeu dos nossos dias.“
Os fatores da desigualdade são vários e afetam as pessoas, criando desequilíbrios injustos na qualidade e condições de vida. Aos temas em discussão, poder-se-ão juntar reflexões importantes sobre a educação, a classe social, a nacionalidade, a raça, a origem cultural, a sexualidade e as condições de saúde físicas e intelectuais.
Os níveis elevados de desigualdades não só impedem progressos nos indicadores de bem estar e de coesão social, como são uma ameaça profunda à capacidade de criar riqueza e enfrentar as transições climáticas e tecnológicas que marcam os nossos dias.
Olhar de forma integrada, mas também nas suas dimensões pluridimensionais, é o objetivo deste ciclo de debates, empenhado em reforçar o conhecimentos das realidades sociais e das políticas públicas.
A decorrer na Sede da Fundação (Av. da República nº34, 8º andar), às 18 horas dos dias 28 de março, 18 de abril e 23 de maio. Não perca o debate e acompanhe o anúncio dos oradores pelas redes sociais da Fundação Res Publica:
https://www.instagram.com/frespublica/
https://www.facebook.com/respublicafundacao/
Guarde na agenda as datas dos debates do Ciclo mensal sobre Desigualdades e participe. Contamos consigo!
Leave a Reply