Conferência Anual “O Futuro da Europa é Hoje: da Presidência Alemã para a Presidência Portuguesa da União Europeia”

A Fundação Res Publica organizou no dia 3 de dezembro, às 18h00, a Conferência Anual subordinada ao tema: “O Futuro da Europa é Hoje: da Presidência Alemã para a Presidência Portuguesa da União Europeia”.

Veja a conferência AQUI.

Este evento foi organizado em conjunto com a Friedrich Ebert Stiftung em Portugal e visou discutir o Futuro da Europa no contexto das Presidências da UE da Alemanha e de Portugal.
O evento contou com as presenças de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Katarina Barley, Vice-Presidente do Parlamento Europeu; Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e Presidente da Fundação Res Publica e Edite Estrela, Vice-Presidente do Parlamento Português e Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Res Publica.
A Europa está a enfrentar múltiplos desafios externos e internos. A União deve mostrar uma forte resistência para ultrapassar a pandemia e implementar os mecanismos necessários para assegurar uma recuperação económica e social adequada, promovendo ao mesmo tempo a convergência e a luta contra a pobreza e as desigualdades. Temos também de encontrar uma forma de resolver as disputas em curso na UE, especialmente quando estas põem em causa os valores fundamentais da União, e temos de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios globais de desenvolvimento sustentável que enfrentamos.
Como pode a UE enfrentar estes e outros grandes desafios? Quais são as tarefas imediatas para as presidências do Conselho Europeu da Alemanha e de Portugal? Quem são os potenciais aliados para implementar uma estratégia progressiva e como podemos alcançar as maiorias necessárias? Gostaríamos de contar com a sua experiência para nos concentrarmos em algumas destas questões, juntamente com um painel de políticos e peritos políticos de alto nível.
18h00 – Sessão de Abertura
18h15 – Oradores
Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros;
Katarina Barley, Vice-Presidente do Parlamento Europeu;
19h00 – Comentadores
Bernardo Pires de Lima, IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa;
Teresa de Sousa, jornalista, Público;
19h30 – Respostas dos Oradores