Realizou-se no dia 25 de maio, a cerimónia de entrega do “Prémio Res Publica 2021”, iniciativa anual promovida pela Fundação Res Publica que visa o estímulo ao debate e investigação sobre temas políticos, económicos e sociais.
A edição de 2021 teve como tema o “Impacto do Crescimento da Extrema Direita na Sociedade Contemporânea”, atribuindo o primeiro prémio ao ensaio de Patrícia Fernandes, “A Nova Direita no século XXI: identitária, nacionalista e cristã”.
Professora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e investigadora em temáticas como as Teorias da Democracia e a História das Ideias Políticas, Patrícia Fernandes apresentou a concurso um ensaio que traça uma análise histórica às transformações ideológicas do campo político da direita e procura apresentar explicações para o cariz identitário, de pendor nacionalista e cristão que esta apresenta no período atual.
Na cerimónia de entrega, o Presidente da Fundação Res Publica, Pedro Silva Pereira, aludiu à importância do debate e escrutínio aos movimentos de Extrema Direita que em Portugal, na Europa e no resto do mundo perfilham comportamentos que desafiam a práxis democrática. Também a Presidente do Conselho de Fundadores, Edite Estrela, frisou o impacto das redes sociais e da internet na velocidade de propagação de perigosos valores da Extrema Direita.
O Júri do Prémio Res Publica 2021 atribuiu ainda o segundo prémio ao ensaio “Criptofascismo – Impacto do crescimento da extrema-direita na sociedade contemporânea”, da autoria de João Sá e Manuel Cruz; e o terceiro prémio ao ensaio “A hybrid war against Brazilian democracy and the rise of the extreme right to power in Brazil”, da autoria de João Martins.
O ensaio vencedor será publicado na próxima edição da Revista Finisterra.
As candidaturas e o tema para a edição de 2022 do “Prémio Res Publica” serão publicados proximamente.
Entrega de Prémio Fundação Res Publica 2021

Leave a Reply