A Fundação

Home / A Fundação

Quem Somos

A Fundação Res Publica é uma instituição dedicada ao pensamento político e às políticas públicas. À luz dos seus estatutos, inspira-se nos valores e princípios da liberdade, da igualdade, da justiça, da fraternidade, da dignidade e dos direitos humanos.

A atividade da Fundação concretiza-se em três planos fundamentais:

(i) a promoção do associativismo democrático e a relação com o mundo sindical;

(ii) a promoção do poder local e associativismo democrático, nomeadamente através da formação autárquica;

(iii) a promoção de iniciativas de investigação, debates, formação e divulgação sobre o aprofundamento da democracia e das políticas públicas orientadas para o desenvolvimento e a coesão social, no âmbito nacional, europeu e internacional.

Isto significa duas coisas:

(i) que o instituto se ocupa de políticas públicas, isto é, tem a ver com a dimensão normativa (a intervenção na realidade: o que fazer, com que objetivos e com que meios) e não simples ou predominantemente com a dimensão analítica (a descrição e explicação da realidade);

(ii) que o instituto se enquadra doutrinariamente, centrando a sua atividade no propósito de realização do conjunto de valores que definem a área cultural, doutrinária e ideológica da esquerda democrática.

Na sua dimensão de “think-tank”, a Res Publica é um projeto original na democracia portuguesa, embora muito comum noutros países europeus e norte-americanos. Portugal não podia continuar afastado desta rede internacional de troca de ideias e experiências.

Para concretizar a sua missão, a Fundação Res Publica conta com o contributo de um vasto leque de académicos e profissionais, oriundos de vários centros de excelência nacionais, bem como com a colaboração de várias organizações nacionais e internacionais.

A Fundação está aberta a todos aqueles que se interessam pelo pensamento político e pelas políticas públicas, e que partilham dos valores democráticos que a inspiram.

Património inicial: €250.000,00 (duzentos e cinquenta mil euros)
Transferências do Estado: 0,00 (zero euros)

Menções Legais: