Novo Curso “Socialismo e Social Democracia”

Novo Curso “Socialismo e Social Democracia”

A Fundação Res Publica relança os seus ciclos de formação, com o objetivo de contribuir para a partilha de conhecimento e a capacitação dos cidadãos para a discussão e o debate político.

A escolha de um tema de natureza ideológica – Socialismo e Social Democracia: das origens ao século XXI – para relançamento deste ciclo de formação não é um acaso, mas opção muito fundamentada. A erosão e empobrecimento do debate político encontra uma das explicações na fragilidade da reflexão ideológica acerca da natureza das opções socialistas. Esta formação pretende ser um contributo para contrariar essa fragilidade.

Socialismo e Social Democracia: das origens ao século XXI

De onde vem e para onde vai o sistema política que mais trouxe paz e prosperidade ao mundo? Numa Europa arrasada pelas guerras e pelas crises, a que se juntou a perda da sua hegemonia económica aquando da independência das colónias, foi através do Socialismo ou da Social Democracia e do advento do Estado Social que o Velho Continente se reergueu política, social e economicamente. Tiveram nos países nórdicos os seus mais fiéis discípulos e, simultaneamente, as maiores referências para todos os restantes governos europeus. Sofreram, ao longo dos anos, as transformações naturais do tempo, dos novos desafios evolutivos e tecnológicos e souberam transformar-se a adaptar-se sempre.

A Social Democracia e o Socialismo Democrático foram, e continuam a ser, os sistemas políticos mais capazes de conciliar o desenvolvimento económico e o bem-estar social de todos os cidadãos. E agora? Como irão responder aos novos desafios demográficos, à emergência das alterações climáticas, à revolução digital, entre tantos outros?

Informações importantes

O curso decorre todas as quintas-feiras, entre 23 de março e 18 de maio, das 18h às 20h, na sede da Fundação Res Publica (Av. da República nº 34, 8º andar). O custo de inscrição é de 10€ por participante.

Inscreva-se em: https://form.jotform.com/230234103542339

Módulos do curso:

23 de março: Origem histórica e fundação da Social-Democracia. O grande cisma da Social-Democracia – reforma ou revolução (Augusto Santos Silva)

Das primeiras lutas políticas dos trabalhadores no Séc. XIX, emergiu a Social Democracia como expressão organizada da corrente Internacional Socialista. Ao longo dos anos, acabou por se destacar do restante movimento, como resposta reformista para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em comparação com a inspiração revolucionária Marxista-Leninista. Quem foram os primeiros sociais-democratas, como surgiram e o que defendiam na altura?

30 de março: A revolução Keynesiana e o pensamento económico Social-Democrata (Pedro Marques)

É com o New Deal de Roosevelt, na sequência da crise económica de 1929, que o pensamento económico Keynesiano demonstra a incapacidade do sistema capitalista promover crescimento económico sustentado; e o potencial da intervenção do Estado para criar uma Economia mais forte e pujante.

O que defende o Keynesianismo e porque integrou de forma decisiva algumas das bases doutrinárias do pensamento social-democrata?

6 de abril: O Estado Social e o modelo Social-Democrata: O papel da social-democracia na construção europeia (José Vieira da Silva)

O pós-guerra foi marcado pela intervenção do Estado na reconstrução da Europa. Com o advento de governos socialistas, trabalhistas e sociais-democratas na Europa, o velho continente reconciliou crescimento económico e bem-estar social, conhecendo nas décadas de 50 e 60 os períodos de maior progresso, paz e prosperidade da sua história.

O moderno Estado Social é marcado por uma profunda inspiração nas bases doutrinárias da social-democracia. Quem foram os principais protagonistas e quais foram as principais causas, desafios e opções da época?

13 de abril: A história da Social-Democracia em Portugal – da Monarquia à Democracia (Fernanda Rolo)

De corrente dentro do Republicanismo, passando pela luta anti-ditatorial, a fundação do Partido Socialista, a liderança na consolidação da Democracia e os vários governos democráticos, qual o papel da corrente socialista na nossa história moderna e contemporânea?

Como se distingue de outras correntes políticas e quais os seus maiores contributos para o progresso e o bem-estar social em Portugal?

20 de abril: A Terceira Via como resposta ao avanço do Neoliberalismo (Filipe Nunes)

A desaceleração económica em sequência da crise do Petróleo, as alterações geopolíticas e o contexto de guerra fria entre o bloco capitalista e o bloco comunista, levaram à reinvenção do Liberalismo que ganhou uma forte influência no desenho do mundo a caminho da globalização.

Perante o ataque ao Estado Social e aos direitos dos trabalhadores, a Social Democracia ensaiou o que veio a ser conhecido como a “terceira via” com particular relevo no espaço europeu. Quais as suas características, protagonistas e resultados?

27 de abril: Social-Democracia, Sindicalismo e os Movimentos Sociais (Helena André)

Foi na eclosão dos movimentos internacionais dos trabalhadores que nasceu a Social Democracia. E foi nas causas e direitos sociais pela igualdade de género, contra a discriminação racista e homofóbica, nas manifestações pelos direitos dos trabalhadores e nos sindicatos que se renovou e reinventou nas últimas décadas. Que espaço existe hoje para a conciliação entre as velhas e novas questões sociais no seio dos movimentos organizados de trabalhadores e cidadãos?

4 de maio: A Europa e a Social-Democracia, que opções? (Jorge Lacão e Miguel Costa Matos)

Em Portugal, na Europa e no mundo, que futuro haverá para a Social Democracia? Como deve responder aos desafios atuais e futuros como a globalização, as alterações climáticas, a revolução digital, as dívidas públicas, a sustentabilidade dos sistemas de segurança social e as persistentes desigualdades?

11 de maio: Módulo livre de debate

Nesta sessão livre de debate, os participantes são convidados a debater e refletir abertamente sobre os temas que foram abordados ou a enunciar questões e reflexões para promover a discussão entre todos.

18 de maio: Sessão Final em conferência aberta: A Social-Democracia no Século XXI

Sessão aberta com convidado internacional e a participação do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Res Publica, Pedro Silva Pereira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.