Prémio Res Publica 2022

A Fundação Res Publica leva a cabo a 4º edição do Prémio Res Publica, uma iniciativa, enquadrada no eixo de reflexão e promoção do debate democrático, e cujo tema este ano é “Os novos desafios da União Europeia”.
Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso podem versar sobre um ou mais dos seguintes quatro subtemas:

a) Impacto esperado da Conferencia sobre o Futuro da Europa
b) União e o Brexit- da negociação à concretização
c) A U.E. e a resposta à Pandemia – os avanços e as limitações
d) A invasão da Ucrânia e a resposta da União Europeia – certezas e incertezas

Na sua edição de 2022, o “Prémio Res Publica” tem um valor pecuniário de €2.500, €1.500 e €1.000, a atribuir ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente.
Para a atual edição, o júri do Prémio Res Publica é composto por: Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), Bruno Aragão, Filipe Nunes, Helena André e Margarida Marques.
São admitidos a concurso ensaios inéditos, de autoria individual ou coletiva.
Os ensaios devem possuir uma dimensão entre 5000 e 7000 palavras, podendo ser apresentados nas línguas portuguesa ou inglesa.
Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h do dia 15 de novembro de 2022, por e‐ mail dirigido ao Presidente da Fundação Res Publica – “Prémio Res Publica”, para o seguinte endereço eletrónico: geral@fundacaorespublica.pt