Prémio Res Publica 2023

A Fundação Res Publica leva a cabo a 5º edição do Prémio Res Publica, uma iniciativa, enquadrada no eixo de reflexão e promoção do debate democrático, e cujo tema este ano é “Alterações Climáticas e Políticas Públicas”.
Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso podem versar sobre um ou mais dos seguintes cinco subtemas:

1. A conciliação entre a Liberdade e a Democracia com as limitações de recursos naturais e as restrições às emissões de gases de efeito estufa.
  2. O papel do progresso tecnológico para a mitigação das alterações climáticas e para o desenvolvimento económico e social da sociedade.
  3. A sustentabilidade das metas de crescimento económico numa sociedade de recursos finitos.
  4. O conflito entre as trocas comerciais e relações internacionais com a premência de mitigação das deslocações e a preferência à produção local.
  5. As grandes cidades na sua capacidade de auto-abastecimento em matérias como a alimentação e energia e nas transformações na mobilidade.

Na sua edição de 2023, o “Prémio Res Publica” tem um valor pecuniário de €2.500 e €1.500 a atribuir ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro e segundo prémios, respetivamente, e um valor de €1000 a atribuir ao autor vencedor do Prémio Jovem (para autores nascidos em/depois de 2002).

Para a atual edição, o júri do Prémio Res Publica é composto por: Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), José Pedro Matos Fernandes, Bruno Aragão, Cátia Rosas e Alexandre Quintanilha.

São admitidos a concurso ensaios inéditos, de autoria individual ou coletiva.
Os ensaios devem possuir uma dimensão entre 5000 e 7000 palavras, podendo ser apresentados nas línguas portuguesa ou inglesa.

Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h do dia 15 de novembro de 2023, por e‐ mail dirigido ao Presidente da Fundação Res Publica – “Prémio Res Publica”, para o seguinte endereço eletrónico: geral@fundacaorespublica.pt

Consulte aqui o Regulamento Prémio Res Publica 2023