Prémio Res Publica 2020 incentiva estudos sobre “O desafio demográfico”

A Fundação Res Publica, presidida por Pedro Silva Pereira, lançou a segunda edição do Prémio Res Publica, este ano focado no tema “O desafio demográfico”.

Os ensaios recebidos até ao dia 15 de novembro de 2020 sobre “O desafio demográfico” estão a ser objeto de apreciação pela Fundação Res Publica e serão distinguidos com três prémios pecuniários de, respetivamente, 2.500, 1.500 e 1.000 euros, podendo ainda ser atribuídas Menções Honrosas.

Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso versaram sobre um dos seguintes quatro subtemas:

a) O problema demográfico: impactos e desafios;
b) O papel das políticas públicas de promoção da natalidade;
c) Políticas de igualdade de género, organização do trabalho e conciliação entre vida privada e profissional no contexto do desafio demográfico;
d) A importância das migrações internacionais no contexto do desafio demográfico.

O Prémio Res Publica conheceu em 2019 uma 1ª edição de muito sucesso, com grande participação de ensaístas que trataram o tema “Futuro do Projeto Europeu”, tendo sido distinguidas as obras“Presente Envenenado” da autoria de Bernardo Pires de Lima e “Plurieuropa”da autoria de Gonçalo Marcelo.

O júri desta segunda edição do Prémio Res Publica é composto por Edite Estrela (Presidente do Conselho de Fundadores), José António Vieira da Silva (Diretor Executivo), Wanda Guimarães, Elza Pais e Rui Pena Pires.

Consulte aqui o Regulamento Prémio Res Publica 2020.