Pedro Silva Pereira

Presidente da Fundação Res Publica

Nascido em 1962, Pedro Silva Pereira é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade de Lisboa), onde também se licenciou em Direito (ciências jurídico-políticas).

Eurodeputado, é desde este ano Vice-Presidente do Parlamento Europeu, responsável por pastas como o Orçamento e a Democracia europeia e iniciativa de cidadania europeia. É ainda membro da Mesa do Parlamento Europeu, da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, da Comissão de Assuntos Constitucionais e da Delegação para as Relações com o Japão, entre outras responsabilidades que assume a título secundário ou como membro suplente. Na 8.ª e anterior legislatura do Parlamento Europeu foi Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO), membro efetivo da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional (INTA). Foi o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Comércio entre a União Europeia e o Japão e para a criação do Fundo Monetário Europeu. Pertence ao Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

Antes, foi Ministro da Presidência (2005-2011) e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (1999-2002). Foi também Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República (2002-2014).

Jurista, jurisconsulto e advogado, é docente universitário, sendo Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi também Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa (1986-2014). Foi, ainda, membro do Comité de Peritos do Conselho da Europa sobre reparação por danos causados ao ambiente (1988-1992) e do Grupo de Peritos da União Europeia sobre responsabilidade civil ambiental (1995-1997).