Atribuição dos Prémios Res Publica 2020

Decorreu no passado dia 1 de junho, a Sessão de Atribuição de Prémios Res Publica 2020.
O Prémio Res Publica, instituído pela Fundação Res Publica, destina-se a galardoar, anualmente, um ensaio inédito sobre temas políticos, económicos e sociais, de autoria individual ou coletiva.
Na edição 2020, o tema genérico a concurso foi “O desafio demográfico”.
A Sessão de Atribuição do Prémio 2020 contou com a presença de Pedro Silva Pereira, Presidente da Fundação Res Publica; Edite Estrela, Presidente do Júri do Prémio Res Publica; José António Vieira da Silva, Diretor Executivo da Fundação Res Publica; Maria Luís Pinto, Professora Associada na Universidade de Aveiro e Teresa Ferreira Rodrigues, vencedora do 1º Prémio que apresentou o seu ensaio Parece que já sabemos tudo. Portugal 2040. Menos é mais.
Durante a iniciativa a presidente do júri, Edite Estrela teve ainda a oportunidade de felicitar e entregar os diplomas aos restantes vencedores:
2º Prémio – Pedro Góis, com o ensaio A erosão do nacionalismo populacional no século XXI: Portugal contemporâneo como exemplo de uma moderna abordagem demográfica;
3º Prémio – Francesco Maniglio, com o ensaio Diferenciar e discriminar? Migração internacional e Fronteiras Cognitivas em sociedades que estão a envelhecer;
Menção Honrosa – Maribel Fernández Agudelo com o ensaio “Quando o mar é mais seguro do que a terra”: Desafios da migração de crianças e adolescentes desacompanhados.
No final na sessão, o Diretor Executivo da Fundação Res Publica, Vieira da Silva, fez a apresentação da edição 2021 dos prémios Res Publica subordinado ao tema Impacto do crescimento da extrema-direita na sociedade contemporânea.
A Fundação Res Publica congratula todos os vencedores e agradece a todos os participantes desta Edição do Prémio Res Publica, contando com todos para a nova edição do Prémio Res Publica 2021.