Nicolas Schmit eleito novo Presidente da FEPS

No dia 12 de dezembro de 2025, a Assembleia Geral da Foundation for European Progressive Studies (FEPS) elegeu Nicolas Schmit como novo Presidente da organização. A eleição decorreu no âmbito de uma Assembleia Geral Extraordinária, na sequência do pedido de substituição da anterior Presidente, Maria João Rodrigues, após oito anos à frente da FEPS, considerando cumprida a sua missão.

Antigo Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, Nicolas Schmit assume a presidência com um forte compromisso com os valores fundadores da União Europeia e com o reforço do papel singular da FEPS na definição de políticas públicas, tanto a nível europeu como local. Na sua intervenção, destacou a importância da FEPS enquanto espaço central de afirmação dos ideais sociais-democratas e de produção de conhecimento empírico rigoroso sobre temas essenciais para a agenda progressista, sublinhando o contributo decisivo da sua rede académica e das fundações-membro.

Como novo Presidente, Nicolas Schmit pretende mobilizar a sua experiência enquanto decisor político de primeira linha para enfrentar as ameaças à democracia e ao modelo social europeu, nomeadamente o crescimento da extrema-direita e de forças conservadoras tradicionais. Para Schmit, estes desafios exigem uma resposta progressista clara, forte e unida, assente em prioridades alinhadas com os debates políticos atuais e em soluções concretas que promovam uma visão de sociedade mais justa — baseada na igualdade, na justiça social e solidariedade, na democracia e participação, na sustentabilidade ambiental, na cooperação internacional, nos direitos humanos e na paz.

A Fundação Res Publica esteve representada nesta eleição pelo Diretor de Relações Internacionais, João Albuquerque, reforçando o seu envolvimento ativo nos trabalhos e nas dinâmicas da FEPS e do pensamento progressista europeu.

Scroll to Top